A Província Moçambicana dos Sacerdotes do Coração de Jesus, no ano de 2018, na sua Assembleia Provincial aprovou a proposta de reforço do ensino obrigatório no Distrito de Gurué, com a criação de três escolas e uma outra em Milevane, Distrito de Alto Molócué. Estas escolas terão o apoio do Estado para o pagamento dos professores, dado que as mesmas serão construídas ao abrigo do Diploma 119/2014 que regula o ensino privado em Moçambique.

As Escolas serão Dehonianas e com a característica comunitária, construídas todas em zonas rurais: Mangone, Namacala, Mulossa e Milevane. Cada escola terá o ensino pré-escolar e o ensino obrigatório, ou seja, da primeira à nona classe.

Pretende-se um ensino de qualidade e com a política da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, que promove  e sugere que os nossos projetos sejam amigos do ambiente, ou dito de outra maneira com uma ecologia integral. Assim, teremos painéis solares para as águas e energia elétrica e alimentação orgânica, sempre que possível.