As famílias já começaram a receber as galinhas

P. Luciano Vieira/ Janeiro 26, 2022/ Notícias

No início deste ano a Escola Machamba viu o seu projeto “Empowerment das mulheres do Distrito de Gurué” concluir o que tinha prometido às famílias que com ela tinha iniciado o projeto.

A família da senhora D. Zulmira e seu marido o senhor Gonçalves receberam as galinhas e ficaram muito satisfeitas com esta entrega. Entretanto a senhora D. Arminda acabou por abandonar o projecto, sendo este entregue à sua irmã, que a partir de agora fica responsável pelo procjecto. A sua saída do projecto está directamente associada à mudança de residência.

As famílias usaram os materiais que estavam disponíveis. Por isso, alguns dos comedores e bebedores foram substituídos por material local feito a partir de tijolos e argila local. A mesma coisa com as estruturas dos galinheiros foram feitos exactamente da mesma maneira, tendo havido a preocupação por não entregar nenhum material extra para as famílias. Cada família deverá preparar o espaço físico para que se fizesse a entrega das galinhas. Juntamente com as galinhas são entregues também as mudas de produtos hortícolas.

Mais do que muitas palavras, as fotos falam por si, no entanto, gostaria de partilhar convosco as palavras de uma criança de quatro anos ao visitar o galinheiro: – “estas galinhas são um luxo!”. E, naturalmente uma grande gargalhada de todos os adultos presentes.

A entrega destas galinhas constitui o bem maior entregue, mas também a principal ameaça para as famílias, dado que estas galinhas têm enorme valor comercial, podendo ser vendidas nas feiras rurais a 500 meticais, ou nas cidades a 700 ou 800 meticais. Quando adultas estas galinhas podem pesar até 6 quilogramas.

No início deste ano estamos a preparar tudo para receber outras 150 famílias ao longo do ano. Será uma grande maratona com muitas protagonistas à mistura. As inscrições para as mulheres para o projecto já estão completas, porém precisam de confirmação, o que irá acontecer a partir de abril.

A todos os nossos amigos e benfeitores em Portugal que ajudaram a tornar possível este projecto o nosso muito obrigado.

A todas as mulheres do grupo Mulheres Vida e Paz que acreditaram na nossa palavra e aderiram de alma e coração ao projecto o nosso muito obrigado.

A todos os colaboradores do projecto no terreno o nosso muito obrigado.

À Companhia Missionária que acreditou na nossa determinação vai o último dos nossos agradecimentos, pensando que os últimos são os primeiros.

Em breve haverá mais novidades. Fiquem atentos,

Partilhar