Entrega de galinhas para a Escola Machamba
No passado dia 1 de setembro, simbolicamente o dia Mundial de Oração pela Criação, quis a direcção da ACEAG entregar à Escola Machamba as primeiras galinhas para as capoeiras.
Tendo em conta todas as dificuldades em encontrar galinhas no mercado, já com capacidade para começar a pôr ovos, a direção entendeu que era melhor começar de forma um pouco mais cautelosa e lenta, mas mais certa para as famílias.
A ideia é a Escola Machamba cuidar das 60 galinhas das três primeiras mandalas circulares agrícolas até que chegue o momento da postura. Se tudo correr bem, daqui a pouco mais ou menos dois meses as frangas estarão já adultas e com capacidade para pôr ovos. Quando chegar esse momento fechamos a primeira fase do projecto “Empowerment das mulheres do Distrito de Gurué”.
Na entrega a equipa técnica estava presente e já foi possível dar as indicações necessárias para que localmente fossem garantidas as boas condições de alimentação, água e instalações para os animais.
Mais uma vez, agradecemos a todos os que têm confiado em nós e têm tido paciência em esperar pelos resultados. Acabámos por adiar a conclusão desta fase para aproveitar a oportunidade de capacitar a equipa, quer em Nampula na área da formação sobre as galinhas, quer com a FAO que nos permitiu que três das extensionistas fizessem um curso de aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, imprescindíveis para o sucesso do nosso projeto.
Para aqueles que já nos acompanham pelo canal do YouTube basta escrever: “Escola Machamba Gurué” e vai encontrar alguns vídeos onde se pode ver algum deste nosso trabalho.
Até ao dia 4 de outubro iremos apresentar o nosso projeto ao Movimento Laudato Si, que nos lançou o desafio de nos juntarmos ao Papa Francisco para encontrar novos caminhos de “cuidar da casa comum”.
Até breve e fique atento às nossas notícias!
O Presidente,
Luciano Vieira