Entrega de oferta de material hospitalar ao Hospital Distrital de Gurué

P. Luciano Vieira/ Julho 11, 2023/ Notícias

Com a ajuda e a solidariedade da Senhora Enfermeira Parteira Felicidade Carvalheira e do Doutor José Maia, cidadãos portugueses e profissionais de Saúde dedicados ao desenvolvimento e solidariedade para com as populações de menores recursos e acesso aos cuidados de saúde, foi possível através desta sua doação de equipamento e material médico-cirúrgico, concretizar o sonho local de dotar a Unidade de Saúde – Hospital Distrital de Gurué com maior capacidade de resposta nos domínios da promoção da saúde da mulher e materno-infantil. Associam-se assim os doadores ao movimento de pessoas e instituições de boa vontade que, onde quer que estejam, colocam a pessoa no centro da sua ação, pugnando pela dignidade da vida humana, reconhecendo valor maior ao bem de saúde no fim nobre de salvar vidas. A vida e a Saúde materno-infantil são um processo dinâmico e continuo. Começa no momento em que se planeia a família a que se seguem concepção, gestação, o peri e o post parto, numa sucessão de etapas que acompanham o indivíduo até á vida adulta. Através da adopção das melhores práticas e o estado da arte em Saúde, atento o foco á saúde materno-infantil, impõe-se elevar o padrão dos cuidados, de modo a diminuir os riscos  para a mulher-mãe e a criança, no fim ético e imperativo do direito á vida e de uma comunidade saudável.

A ajuda é bem-vinda, mas muitos desconfiam dos benefícios às mulheres e seus filhos devido à falta de credibilidade das pessoas que geram os destinos deste tipo de ofertas. Infelizmente todos conhecemos relatos dessa realidade, mas não devemos desistir. 

A nossa missão é procurar promover o bem-comum, ainda que o desejo e o oportunismo de alguns gananciosos e avarentos possa tomar conta do que é oferecido. Cristo dizia que deveríamos fazer o bem, sem olhar a quem, pois bem, foi isto que estes senhores fizeram. 

Agradecemos aos associados e benfeitores da ACEAG Portugal que doaram o dinheiro que ajudou a fazer chegar estes equipamentos ao seu destino, bem como aos dehonianos portugueses e moçambicanos que colocaram à disposição os seus espaços e armazéns até que todos os equipamentos chegassem ao seu destino. 

Uma vez uma senhora disse-me: “puxa, padre, até para se dar é preciso ter sorte!” (Esmeralda Fernandes).  Espero que esta sorte das mulheres do Gurué possam ser acompanhadas pela ética e responsabilidade dos dirigentes e todos os profissionais do Hospital Distrital de Gurué que receberam gratuitamente todos estes materiais e possam ajudar a promover a mulher na sociedade moçambicana. 

Fica a certeza que iremos continuar a ajudar este povo e estas mulheres no futuro. 

Esperamos poder visitar as instalações do Hospital daqui a algum tempo de podermos ver e ouvir os seus profissionais a se referirem pelas melhores razões a estes equipamentos… 

Foram quatro anos de espera por diversas razões, nomeadamente a pandemia que se atravessou neste processo, bem como algumas dificuldades logísticas. 

Um bem-haja a todos os envolvidos. Que se sintam agradecidos por mim e por todos os que serão um dia beneficiados deste apoio.

P. Luciano Vieira, 

Presidente da ACEAG Portugal

Partilhar