Primeiro dia da Escola Machamba Gurué em Invinha

P. Luciano Vieira/ Setembro 7, 2023/ Notícias

No dia 4 de Setembro, pela 7 horas da manhã, o Presidente da ACEAG (padre Luciano Vieira, SCJ), o Tesoureiro (padre Cornélio Pedro, SCJ) e a Vogal (engenheira Clotilde Ramboia), estiveram presentes na entrega das motorizadas para a as três extensionistas que irão acompanhar as mulheres em suas casas no desenvolvimento do projecto “Empowerment das mulheres do Distrito de Gurué”, que consiste em construir uma mandala circular agrícola, ou seja um galinheiro com o formato redondo ao centro e nove canteiros de horta à volta. Cada mulher recebe 20 galinhas poedeiras, cujo produto da venda dos ovos remete para os ganhos imediatos das mulheres e das suas famílias. O ganho diário poderá chegar aos 150 meticais, um pouco mais de dois dólares ou euros, e permite ainda ter vários ovos para gasto da família, que visa o combate à subnutrição.

Juntamente com estas três técnicas, outros dois jovens entraram no projecto também para prepararem os viveiros e as aves para serem entregues às famílias.

Assim, de uma vez, a ACEAG contrata 5 pessoas que irão ajudar 75 mulheres a construírem o seu futuro, os seus próprios empregos e rendimentos, passando a ter algum dinheiro disponível mensalmente, que poderá corresponder ao salário mínimo, caso sejam capazes de tirar rendimento da horta, que serve de complemento ao rendimento da venda dos ovos.

Este projecto tem a sua Escola Machamba Gurué como modelo na casa do Instituto secular Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, que serve de exemplo que as famílias podem ver, antes de dizerem sim.

Hoje alguém dizia que se está a criar uma nova empresa no Gurué, nós dizemos que não se está a criar uma empresa, mas sim 76. O futuro do acompanhamento que será dado pelas extensionistas, bem como pelo envolvimento das mulheres e das suas famílias poderá marcar a diferença…

Nós acreditamos, mesmo que o desafio parecesse impossível de se concretizar, sobretudo devido à escassez de recursos locais. Felizmente foi possível envolver pessoas de muitas nacionalidades da Europa e dos Estados Unidos, que criaram esta oportunidade. Muitas das pessoas que nos ajudaram são pessoas com poucos recursos financeiros, que entendem que do pouco se faz muito. E este é um exemplo disso. Além disso há várias instituições e empresas envolvidas, que nos deram a mão para se poder ir até ao fim. A todos bem-haja.

Que o Senhor nosso Deus a todos recompense pelo bem que estão a fazer e dia 4 de Outubro iremos ter a honra de ter connosco o Sr. Bispo, D. Inácio Lucas, a celebrar e a presidir à bênção solene das instalações.

Invinha, 4 de Setembro de 2023

P. Luciano Vieira, SCJ

Presidente da ACEAG

Partilhar