A Associação Centro de Ensino e Agricultura do Gurúé – ACEAG resulta da vontade dos dehonianos presentes em Moçambique em reforçar o ensino em Moçambique de forma autónoma e independente através da cooperação com a comunidade. Reuniram-se pela primeira vez a 21 de setembro de 2020 para aprovar os seus Estatutos e escolher os órgãos entre os seus membros.

Nos seus Estatutos, artigo 4.º diz-se: “O Centro tem como objecto principal a educação e o desenvolvimento do potencial humano numa ecologia integral“.
No artigo seguinte fala-se dos fins e atividades principais:

            “1. A ACEAG tem como objectivo ou finalidades:

a) Contribuir para o desenvolvimento Socioeconomico das pessoas, famílias e comunidades, através da concessão de bens, prestação de serviços e outras iniciativas de promoção das pessoas, famílias e comunidades nos seguintes domínios:

  • Criação e gestão de estruturas de ensino, denominadas Escolas Dehonianas Comunitárias;
  • Criação e gestão de estruturas de formação profissional de ensino médio e superior;
  • Criação e gestão de estruturas de e formação profissional de ensino informal.”

A ACEAG compromete-se dar vida ao projeto de reforço do ensino na Zambézia, onde os dehonianos trabalham há 70 anos, bem como outras comunidades bastante desfavorecidas.

MISSÃO – participar no desenvolvimento socioeconómico das pessoas, famílias, em particular os mais desfavorecidos e nas periferias, através da educação nas escolas dehonianas comunitárias. Pais, filhos e comunidade, todos a crescer!

VISÃO – Ajudar os dehonianos a ser a referência do ensino para crianças e adultos no Gurué e em Moçambique

VALORES – Solidariedade, Respeito, Rigor, Transparência, Cooperação

Consulte o projeto completo da ACEAG